quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Especial: Páscoa

A Páscoa está chegando...
Que delícia!

Este vídeo vai deixar a Páscoa ainda mais especial. Não deixe de assistir.
MUITO FÁCIL, graças a ajuda dela, claro...



Conceitos Matemáticos

Amigos queridos.

Hoje vi uma semana bastante comum no trânsito: um cidadão deu seta para a esquerda, mas entrou a direita... Ao ver o caos que ele criou, comentei com meu esposo: Será que a professora dele nunca deu aulas noções matemáticas? Esquerda/Direita; Pra cima/Pra baixo???
Esta sena me fez lembrar e refletir sobre uma questão bem importante: LATERALIDADE (entre outros conceitos matemáticos), que devido às "novas"  teorias de aprendizagem continuarem mal compreendidas, deixam de ser trabalhadas em sala de aula. As crianças não brincam como antes nas ruas desenvolvendo habilidades importantíssimas para a vida, ao chegar em casa, resolvi "fuçar" meus arquivos e encontrei esta atividade. Fica uma sugestão, espero que gostem. Vamos fazer nossa parte, né?


Beijos na bochecha esquerda...rs


Mimos

Recebi este selinho da amiga Analyu que foi criado pela Lu, 
do atelie http://atelielucianasevero.blogspot.com/

                                     

Muito obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Especial: Circo




















Especial: Circo




























Boas Maneiras


BOAS MANEIRAS

A CASA DOS MIL ESPELHOS


Tempos atrás em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a casa dos 1000 espelhos. Um feliz cãozinho soube deste lugar e decidiu visitar. Lá chegando, olhou através da porta de entrada com suas orelhinhas bem levantadas e a cauda balançando. Para sua grande surpresa, se deparou com outros 1000 felizes cãezinhos, todos com suas caudas balançando. Abriu um enorme sorriso, e foi correspondido com 1000 enormes sorrisos. Quando saiu da casa, pensou: _Que lugar maravilhoso! Voltarei sempre, um montão de vezes.
Neste mesmo vilarejo, outro cãozinho, que não era tão feliz quanto o primeiro, decidiu visitar a casa. Olhou através da porta, quando viu 1000 olhares hostis de cães que lhe olhavam fixamente, rosnou e mostrou os dentes e ficou horrorizado ao ver 1000 cães rosnando e mostrando os dentes para ele. Quando saiu, ele pensou: Que lugar horrível, nunca mais voltarei aqui.
Moral: Todos os rostos são espelhos que refletem que tipo de pessoa você é.
( Autor desconhecido)
ANALISANDO O TEXTO EM SEU CADERNO
1-    Como você analisa a recepção  recebida pelos dois cãezinhos?
2-    Porque você acha que o segundo cãozinho resolveu não voltar na casa?
3-    Faça uma análise do comportamento dos dois cãezinhos e reverta para você: Que tipo de pessoa você tem sido? ( rancorosa, egoísta, amorosa, dedicada, feliz, etc.). Comente:
4-    Como você costuma receber pessoas que te abordam com mau humor?
5-    Que conselhos você daria ao primeiro cãozinho? 
6-    Que conselho você daria ao segundo cãozinho?

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Tabelas e Gráficos


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Especial: Aulas de Vídeo


Estamos cada vez mais utilizando vídeos em sala de aula como um recurso pedagógico, mas devemos tomar cuidado com algumas atitudes que desviam os reais objetivos das chamadas: Aulas de Vídeos. Encontrei este material na Net e quero compartilhar, se você entrar na página vai encontrar outras curiosidades:

Utilizando filmes em sala de aula
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso de filmes em sala de aula.
  • Env Danielle Lourenço
10/01/2011

Algumas considerações iniciaisA prática de uso de filmes em sala de aula é tão antiga quanto os videoplayers e suas fitas. Talvez você seja um professor mais novo e tenha vivenciado somente a fase do DVD player e dos DVDs discs e agora do Blu-ray.

O fato é que muitos são os momentos em que os filmes “comerciais” aparecem como elementos pedagógicos no contexto escolar.
Porém, apesar de ser um “velho conhecido” de todos, ainda existem equívocos, tabus e muito desconhecimento acerca desta valiosa prática pedagógica.
Os filmes são potentes recursos audiovisuais, que por meio do enredo, da trama, dos personagens, do lúdico, podem, quando utilizados de modo correto, promover excelentes experiências de aprendizagem! Trabalham com nossas experiências e emoções, abordando diferentes linguagens: falada, visual, musical e escrita.

Quando falamos em usar corretamente, é importante entender que:

a) A prática da projeção do filme em ambiente escolar deve estar alicerçada no planejamento de ensino. Não adianta levar os alunos para a sala de TV ou o vídeo para a sala sem definir exatamente o conteúdo que se deseja trabalhar.
b) O professor deve assistir ao filme com antecedência, marcando as partes, os elementos, as cenas que exemplificam e vivenciam o conteúdo pedagógico proposto, de modo a apontar estes itens durante a execução do filme.
c) Muitas vezes, não se faz necessário que o docente e os alunos assistam ao filme inteiro. Podem-se selecionar os trechos mais significativos que ilustrem e esclareçam a temática em questão.
d) Salvo em época de colônia de férias e para ambientes de educação infantil, o filme em sala de aula não é diversão ou passatempo. Desmistifique isso com seus alunos.
e) Prepare seus alunos para o filme. Em sala de aula, comente quais conteúdos pedagógicos serão “vistos” na projeção em questão, qual o período histórico, os elementos importantes e os vestuários.
f) O item anterior fica totalmente revogado se a sua intenção for surpreender os alunos. Permita que assistam ao filme sem nenhuma orientação e depois retome o assunto em sala de aula, de modo a perceber qual a visão do grupo sobre o assunto, os conhecimentos anteriores que possuem e retome o conteúdo com base nas questões apresentadas por eles.
g) Todo mundo gosta de ver o filme. Isso é uma verdade incontestável. Portanto, assegure que o tamanho da tela da TV seja adequado e garanta a visibilidade do grupo todo. A mesma dica vale para o som. Do primeiro ao último aluno, todos devem estar ouvindo bem. Muitas vezes, os professores reclamam de indisciplina durante as projeções, mas ela pode ser causada pelo fato de que eles, simplesmente, não conseguem ler as legendas ou visualizar a televisão...
h) Alguns docentes solicitam o preenchimento de uma ficha técnica do filme durante a execução dele. O recurso é válido, desde que os alunos tenham condições de preencher tal ficha... Há luminosidade? Há carteiras e cadeiras adequadas?
i) Os filmes apresentam erros conceituais? Ótimo! Aproveite a oportunidade para esclarecer o ponto em questão e também para desenvolver o senso crítico dos alunos, mostrando que nem tudo que está na TV, no filme, no comercial é correto e verdadeiro!
j) Nem só de filmes “prontos” vive a escola quando se fala em recurso audiovisual! Você pode utilizar comerciais, programas televisivos gravados, filmes disponíveis na internet como os disponibilizados para download no portal da Petrobras, além de solicitar que os alunos produzam seus próprios filmes!
k) Curta o momento com seu grupo! Vale todo mundo no chão, com almofadas, pipoca e aquele clima de aconchego que todo mundo gosta de vivenciar e não esquece nunca!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Reciclando



             A moda é: RECICLAR, encontrei um pote de sorvete mais lindo que o outro e no site  http://www.mundodastribos.com/decoracao-em-potes-de-sorvete-como-fazer.html você encontra um passo a passo. Veja que lindos!












Materiais variados, boa vontade e muuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita criatividade.

Escola e Família


Dicas para seu filho virar um aluno nota 10

Seu filho não leva a escola a sério? Veja como ajudá-lo a se tornar um aluno exemplar



Publicado em 30/05/2011
Veja se seu filho está cumprindo os horários e mostre que você está de olho
"A falta de motivação entre os jovens é cada vez mais comum", diz a psicóloga Tatiana Lessa, autora do livro E Agora? Meu Filho Não Gosta de Estudar!. Quando o filho vai mal na escola, a mãe deve procurar a diretoria para entender o problema e eliminar a possibilidade de um distúrbio de aprendizagem, como a dislexia, ou de bullying. Confira outras dicas:
1. Ensine seu filho a estudar
Algumas crianças aprendem mais quando leem para si. Outras fazem resumos ou pedem para que alguém leia e faça perguntas. Faça esse teste com seu filho para que vocês dois descubram como ele estuda melhor.
2. Converse
Muitas vezes, as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas à parte emocional da criança. O diálogo é importante para descobrir se ela é vítima de bullying, se está estressada ou se os problemas da casa estão afetando sua dedicação aos estudos.
3. Seja parceira da escola
O professor acompanha seu filho todos os dias e pode ajudar a encontrar uma solução. Por isso, nunca faça críticas a ele na frente da criança. O jovem sabe quando aquele profissional perde o valor e pode querer enfrentá-lo.
4. Descubra o talento dele
Toda criança tem dificuldade em algumas matérias e facilidade em outras. São as inteligências múltiplas. Peça para seu filho listar suas habilidades, como redação ou matemática. Isso vai ajudar você a desenvolver uma estratégia de estudos que estimule seus pontos fortes.
5. Se for preciso, apele para o reforço
A criança pode estar com dificuldade em alguma matéria por falta de conhecimentos básicos. Verifique essa possibilidade com o professor e, se necessário, peça reforço na própria escola ou com um amigo.
6. Dê autonomia
Não seja superprotetora. Se você incentiva seu filho a ser responsável e a ter disciplina com pequenas tarefas, como separar a roupa suja em casa e cuidar do bicho de estimação, estudar não vai ser um fardo tão grande, pois ele já estará acostumado. Dessa forma, ele ficará preparado para desafios maiores, como o vestibular.
7. Cobre
Veja se seu filho está cumprindo os horários e mostre que você está de olho. Elogie quando ele se comportar bem e dê algum castigo caso ele descumpra o acordo.
8. Elogie
Se os pais não acreditam nos seus filhos ou não demonstram isso, os pequenos deixam de acreditar no próprio potencial. Uma criança com a autoestima elevada pelas conquistas na escola se sente estimulada a continuar estudando.
9. Incentive a prática de esportes
A falta de uma atividade física pode levar a criança a gastar energia de forma negativa, como tumultuar a sala de aula.
10. Estimule a alimentação saudável
Seu filho come antes de ir para a escola? Estudar sem se alimentar direito pode prejudicar a memória e a atenção durante as aulas. Beber pouca água também pode causar sonolência.

Marca Páginas

    Muito fofinho!!! 
    Legal para dar aos alunos e nos acompanharem nas leituras.
Para ficar ainda melhor, que tal escrever uma dedicatória para cada um?


Você pode ainda fazer um tipo para as meninas e o outro para os meninos.

Contos de Fadas

Achei lindos!!!
Ideais para escrever uma carta ou entregar para que os alunos façam a reescrita do conto: 
"BRANCA DE NEVE". Encontrado na net.