quarta-feira, 30 de setembro de 2009



QUADRO SINTÉTICO



Hipótese de Escrita: Pré-silábico


1° Nível:


*  Escritas primárias: garatujas que parecem imitar a escrita adulta manuscrita ou a figura;
*   Mistura símbolos, letras, números;
*  Escreve sem controle de quantidade;
*  Só acaba a escrita quando o papel alcança seu limite;
*   Utiliza pseudoletras.

2° Nível:


*   Controla a quantidade de letras – hipótese mínima de letras;
*   Associa o tamanho da escrita ao tamanho do objeto e/ou imagem;
*   Revela a mesma série de letras para escrever tudo;
*  Utiliza letras do próprio nome para ou de outro referencial;
*   Não repete letra na mesma palavra;
*   Tem exigência mínima geralmente de 4 letras;
*   Utiliza as letras do próprio nome trocando de lugar;
*   Eixo quantitativo – diferença de quantidade de letras usadas nas palavras;
*   Eixo qualitativo – exigência de variedade de letras para garantir diferenciação;
*   Coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente;
*   Usa grande repertório de letras;
*   Não estabelece relação entre o que se escreve e o que se fala


Hipótese de Escrita: Silábico (Sem Valor Sonoro)

*   Começa a estabelecer relação entre o que se escreve com o que se fala;
*   Não há correspondência sonora;
*   Escreve tudo com 5 ou 6 letras;
*   Atribui a cada sílaba uma grafia;
*   Sobram letras após a leitura, que não tem interpretação;
*   Analisa a pausa sonora (som da palavra);
*   Escreve sempre uma letra, sem correspondência sonora, para cada sílaba;
*   Não admite nada escrito com menos de 2 letras;
*   Não repete a mesma letra na palavra – eixo quantitativo;
*   Não escreve da mesma forma para palavras diferentes – eixo qualitativo.

Hipótese de Escrita: Silábico (Com Valor Sonoro)


*   Estabelece relação entre a escrita e a fala, utilizando valor sonoro convencional nas vogais ou nas consoantes;
*   Atribui a cada letra escrita uma sílaba da palavra, com correspondência sonora;
*   Escreve silabicamente, com valor sonoro, mas pode acrescentar letras para não “faltar”.

Hipótese de Escrita: Silábico (Alfabético)


*   Compreende que as sílabas são formadas por mais de uma letra (fonema);
*   Acrescenta letras em algumas sílabas;
*   Não possui conhecimento de quais letras usar para todas as sílabas.

Hipótese de Escrita: Alfabético


*   Registra todos os fonemas da fala: ainda que não convencionalmente;
*   Separa, ou não, o texto em palavras;
*   Começa a ter preocupação ortográfica;
*   Comete erros ortográficos.

Sercretaria de Estado da Educação
FDE – DTI – GIP – Gerência de Informática Pedagógica
2005



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