sábado, 10 de agosto de 2013

Tipos de Aprendizagem

Oi pessoal, faz tempo que não apareço por aqui... rs

Hoje trago uma postagem que li no Blog:


http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com.br/2013/01/atividade-para-inicio-de-ano-letivo.html

Amei e estou compartilhando. Espero que gostem.


Conheça seus alunos 

 “Como Meu Aluno Aprende?”


Saber “como o aluno aprende” – facilita o trabalho do professor e se obtém melhores resultados.
Há três Estilos de Aprendizagem:
1 -alunos visuais – 2-  auditivos – 3- cinestésicos
Veja nesta nesta postagem as características de cada Estilo de Aprendizagem


-Características das pessoas que aprendem de acordo com o Estilo Visual:
1- Alunos Visuais:
• Falam Rápido
• Nota-se um cuidado com higiene e organização.
• Frequentemente respondem às perguntas com um simples sim ou não.
• Gostam de fazer rabiscos ou caricaturas enquanto o professor está dando uma aula expositiva.
• Observam os detalhes do ambiente.
• Procuram ler com tanta rapidez que cometem pequenos erros, omitem palavras, se perdem na sequencia, demonstrando desinteresse ou pressa de terminar logo.

• Memorizam através de associações visuais.
• Lembram o que viram, melhor do que aquilo que ouviram.
• Não se distraem facilmente com o barulho, conseguindo manter o foco da atenção.
• Tem problemas para lembrar instruções verbais..
• Gostam mais de artes plásticas do que de música.
• Às vezes saem de sintonia quando o negócio é prestar atenção durante muito tempo.
• Preferem fazer uma demonstração física a fazer uma interpretação, ou discorrer sobre qualquer assunto.
• Comumente sabem o que tem de dizer, porém não conseguem pronunciar as palavras corretas.
• Uma dica para o professor: para esses alunos o ideal é falar rápido.Veja outras dicas de atividades na próxima postagem.
2- Pessoas Auditivas
• Conversam sozinhas enquanto estão trabalhando.
• Gostam mais de piadas contadas do que de mímica e de trejeitos cômicos.
• Distraem-se facilmente com o barulho, demonstrando grande dificuldade de se concentrarem (são aqueles alunos que o professor acaba por colocar perto da sua mesa). O que chega ao ponto de não ter mais espaço: veja depois como trabalhar com cada tipo de aluno, como agrupá-los e quais atividades vai alcançar todos os alunos.
• Tem problemas com projetos que envolvam visualização como, por exemplo, cortar algo em pedaços para fazer alguma montagem.
• Mexem os lábios e pronunciam as palavras enquanto estão lendo.
• Gostam de ler as coisas em voz alta e ouvir o que estão dizendo.
• Adoram discutir e entram em longas descrições.
• Aprendem melhor quando ouvem e lembram com mais facilidade o que foi discutido do que aquilo que foi mostrado.
• Podem repetir e inclusive fazer imitação do timbre a da intensidade da voz de quem ouviram falar.
• Acham o ato de escrever muito “chato”, porem são muito bons no discurso.
• Apreciam mais a música do que as artes plásticas.
• Podem soletrar ou explicar detalhadamente melhor do que escrevendo as mesmas informações.
• Uma dica para o professor: para esses alunos o ideal é falar em cadência média.
Outras dicas de atividades na próxima postagem.
2- Alunos Cinestésicos
• Falam bem devagar.
• Não conseguem lembrar de localidades e de outros pontos geográficos, a não ser que tenham estado lá recentemente.
• Usam palavras de ação.
• Respondem prontamente a apelos físicos.
• Tocam nas pessoas para poder chamar a sua atenção.
• Não conseguem ficar sentadas quietas durante longos períodos.
• Fazem muitos gestos.
• Sentam-se perto de alguém quando estão falando.
• Usam o dedo como um indicador enquanto estão lendo.
• Memorizam melhor quando estão andando e vendo.
• Aprendem com mais quando estão fazendo ou manipulando  com o concreto.
• Possuem um desenvolvimento muscular precoce.
• Soltam-se continuamente para a movimentação e para o esforço físico.
• Gostam de estar envolvidos em jogos.
• Podem ter uma caligrafia bem feia.
• Uma dica para o professor: para esses alunos o ideal é falar bem pausadamente. Mais dicas de atividades na próxima postagem.
O professor á medida que vai observando seus alunos vai percebendo que alguns possuem mais de um estilo de aprendizagem , o que é bastante comum. O ideal é que todos busquem desenvolver em si os três Estilos de Aprendizagem afim de que possam aprender em qualquer situação de construção do conhecimento. E quanto ao  professor, que a cada assunto que irá ministrar, que pense em estratégias adequadas à cada Estilo de Aprendizagem que encontrará  a cada um de seus alunos.
Há também um teste para identificar estilos de aprendizagem (para alunos e para o professor, afinal todos estamos sempre aprendendo ou não: é bom saber porque se aprende ou porque não se aprende, sempre!) v
Por : Júlia Virginia de Moura – Pedagoga
Fonte de pesquisa:
Estilos de Aprendizagem-Marina da Silveira Rodrigues Almeida
Consultora em Educação Inclusiva
Psicóloga e Pedagoga especialista
Instituto Inclusão Brasil
inclusao.brasil@iron.com.br

0 comentários: