terça-feira, 3 de agosto de 2010

Recebi esta maravilhosa ideia por e-mail e achei que seria egoísta de minha parte, guardar este rico material para mim. Criativa e muito útil, principalmente para crianças que estão iniciando o processo de alfabetização. Alunos que necessitam conhecer melhor a grafia ou até mesmo perceber o som de cada letra do alfabeto, com certeza mostrarão avanço.


"ALFABETÁRIO" SURPRESA




Ideal para a introdução das letras do alfabeto. Segundo o e-mail que recebi, esta atividade é um verdadeiro sucesso entre as crianças que anseiam por levar a caixa para casa e preparar algo bem bacana para os amiguinhos verem no dia da apresentação (devem separar algum objeto que inicie com a letra contida na caixa - de EVA em tamanho razoável).  A criança vai dando dicas sobre o que trouxe: é fofinho ou é azedo ou fica na cozinha, enfim... Por último diz o que é, mostra aos amigos e discute a letra inicial. Podemos fazer a escrita deste objeto com eles. 


Todos ficam super envolvidos (crianças, familiares....) lembrando que a amiga relata que há sim casos de alunos que esquecem a caixa, não preparam o material, enfim... Mas nada disso é maior do que ver a alegria da descoberta nos olhos dos pequenos.

Você faz a caixa como achar melhor, usando sua criatividade e materiais que tenha disponível. A dica é que entregue na segunda-feira e seja exposto na quarta-feira; leve na quarta-feira e seja exposto na sexta-feira.

Recebi junto a esta foto o texto que a professora costuma enviar aos pais para melhor compreensão da atividade.


Fica aqui meu forte abraço e meu agradecimento a esta amiga virtual que muito contribuiu conosco. Espero que muitas outras pessoas aproveitem esta ideia genial.

O e-mail foi enviado por Maristela Mafort que merece os devidos créditos. 
Acrescentei algumas ideias que vieram à tona assim que vi este material.

0 comentários: