segunda-feira, 21 de dezembro de 2009


A UTILIZAÇÃO DA BECA NA COLAÇÃO DE GRAU
A colação de grau é um momento de magnitude da Instituição de Ensino. Nesse acontecimento estão presentes reitores, professores, funcionários, pais e os formandos, todos compactuando de um sentimento de missão cumprida. Esse momento é sem dúvida um dos mais belos, pois se compartilha a alegria com os entes queridos, assim como, expressa o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuiram para a vitória.
Devido a se tratar de um acontecimento solene, é obrigatório a utilização de vestimenta apropriada, devendo essa, ser a Beca, que quando completa é composta por capelo (chapéu) acompanhado de pingente que deve ser posicionado do lado esquerdo; o símbolo do curso ou da instituição; capa, vestida sobre a beca; faixa, também sobre a beca, na altura da cintura.

As cores das faixas são diferentes e dependem do tipo de curso em que se está graduando. São mais comuns, para os concludentes do Ensino Superior, as variantes de Marinho, Azul royal e Celeste. No Ensino Médio usa-se, geralmente, Faixa cor Lilás.

 As cores da Faixa utilizadas sob a beca são determinadas pelo curso.



O que usar por baixo da beca? 

Sugere-se que o formando utilize por baixo da beca roupas leves e confortáveis em tons escuros. Os sapatos também devem ser leves, confortáveis e em tom escuro.

A vestimenta dos professores é composta de uma beca longa na cor preta , o bacalau e a faixa na cor da área do conhecimento.
A vestimenta dos reitores é composta de beca preta, pelerine e a faixa branca (que representa todas as áreas do conhecimento).

Políticos, empresários e demais pessoas participantes da mesa, que não sejam membros acadêmicos da universidade, é recomendada a utilização de terno em cor escura; mulheres podem usar traje social, em tons discretos e suaves.

CURIOSIDADE

Diferença entre Beca e Toga 


Muitas pessoas e formandos pensam que Toga e Beca são sinônimos, entretanto, a "TOGA" passou a designar (preferencialmente) as vestes dos juízes no exercício de suas funções litúrgicas; a palavra "BECA" a substituiu para indicar as vestes de advogados, defensores públicos, promotores etc., estendendo-se também, não mais aos formandos de Direito apenas, mas aos formandos de qualquer curso.

Matéria produzida por Luciana Lima, exclusivamente para o Portal Formatura.
Em concordância com os dispositivos da Lei N° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, esse texto só poderá ser reproduzido de forma parcial ou integral, mediante prévia e expressa autorização da autora.
Ainda, conforme prevê a referida lei, a falta de indicação do nome da autora e fonte de origem acarretará em responsabilização por danos morais e materiais.

Autora: Luciana Lima

0 comentários: